quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Site, Portal, Hotsites, Minisites... Qual a diferença entre eles?

Uma grande responsabilidade da equipe da Catalysta é informar nossos clientes sobre a solução ideal para suas necessidades e depois, criar projetos direcionados e engajantes aos seus usuários.

Muitos clientes nos perguntam sobre as diferenças entre site, portal, hotsite e minisite.

Está curioso? Então leia o resto desse post.

Site
Como espaço básico da informação, o website tem como principal objetivo organizá–la, estruturando uma hierarquia para que todo o conteúdo seja entendido e acessado com facilidade. A alma de um site é sua arquitetura de informação, ciência que tem séculos de vida e nasceu da primeira grande experiência do ser humano em organizar seu conhecimento adquirido e documentado – a biblioteca. Um website nada mais é que um grande arquivo. Se estiver bem organizado, encontra–se facilmente a informação, e o objetivo final foi alcançado.

Portal
Não, portal não é um “site grande”. A diferença é que portal tem 100% do foco nos seus públicos, e cria conteúdos específicos para eles, os chamados “conteúdos verticais”. Além disso, um portal possui ferramentas que constroem um real relacionamento entre quem produz e que consome a informação, como fóruns bem conduzidos e compilados, pesquisas online sérias – que vão muito além das enquetes rasteiras e mal aproveitadas -, e chats que promovem a construção de um real Conhecimento, e não são apenas salas de bate–papo. Muitos sites de grandes empresas não incluem nem conteúdos verticais, nem ferramentas de relacionamento, mas ainda assim se dizem portais.

Hotsites
São áreas de informação criadas para o lançamento de um produto, o anúncio de um evento ou uma grande promoção. Ou seja, é um conteúdo com prazo de validade, seja uma semana ou um mês. A quantidade de páginas é pequena, pelas características de conteúdo que um hotsite carrega; o tom, sempre persuasivo; e o visual, diferenciado do restante do site ou portal, abrindo em janela menor.

Minisites
Geralmente são morada para os conteúdos verticais produzidos para os portais. Criados para atrair um público específico, os minisites abordam de forma detalhada um tema restrito. Os minisites podem ser fixos ou flutuantes, já que muitos cobrem eventos e, visualmente, comportam–se como os hotsites, com design diferenciado e abrindo em janela menor. Mas, ao contrário do hotsite, que tem na persuasão o seu “norte”, o tom do minisite é essencialmente informativo.

A Catalysta é especializada em desenvolver sites, portais, hotsites e minisites, através de trabalhos com foco em usabilidade e design centrado no usuário. Fale conosco e descubra qual a melhor solução para sua empresa.

[Webinsider]

Nenhum comentário:

Postar um comentário